segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A história do PANDA

Fiat Panda
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O Panda é um modelo citadino da marca Italiana Fiat. O primeiro Fiat Panda foi produzido com pequenas alterações entre 1980 e 2003 e é agora referido como o Panda antigo. O segundo modelo, lançado em 2003 foi considerado o Carro Europeu do Ano em 2004.

Primeira Geração (1980-2003)Desenhado por Giorgetto Giugiaro, o Panda tinha como intenção criar uma interpretação moderna do conceito do Citroën 2CV e do Renault 4, sendo um veiculo utilitário simples, sem grandes adereços, simples de usar e manter. Introduzido em 1980, o Panda era reconhecido com um estilo quadrado e mecanicamente usava peças de outros modelos da altura, como os motores e transmissão do Fiat 127 e Fiat 126.
EvoluçãoEm Fevereiro de 1980 a Fiat apresentou o seu novo veiculo utilitário desenhado por Giugiaro de nome Panda. Vinha equipado com duas possíveis motorizações, um dois cilindros de 652cc refrigerado a ar(derivado do Fiat 126) com a referencia Panda 30 ou um quatro cilindros de 903cc refrigerado a agua(derivado do Fiat 127). Apresentou na altura algumas inovações como sete posições ajustáveis dos assentos, a possibilidade de retirar e lavar as cobertas dos assentos e paineis, alem de todos os vidros serem direitos.
Em Setembro de 1982 o Panda 34 foi lançado, usando um motor de 843cc refrigerado a agua derivado do motor usado do Fiat 850. No mesmo ano foi apresentado o Panda 45 Super, equipado com caixa de cinco velocidades e uma nova grelha frontal. O Panda 30 Super foi acrescentado aos modelos existentes em Fevereiro de 1983.
Em Junho de 1983 foi apresentado o Panda 4x4 com um novo sistema de tracção ás quatro rodas desenvolvida pela companhia Austríaca Steyr-Puch. Vinha equipado com um motor de 965cc derivado do Autobianchi A112 tendo sido o primeiro carro com motor transversal equipado com tracção ás quatro rodas.
A partir de Janeiro de 1986 ouve uma grande reestruturação nos modelos Panda. O motor de dois cilindros de 652cc foram substituidos por um de quatro cilindros de 769cc e os de 903cc por novos de 999cc. Estes novos motores pertencem a uma nova familia denominada "FIRE" em que têm como características terem quatro cilindros, arrefecidos a agua e com uma unica árvore de cames. Foi redesenhada também a suspensão traseira (com a excepção do 4x4), o interior e a estrutura foi fortalecida. Foram alteradas as denominações dos modelos existentes, passando a ser 750L, 750CL, 750S, 1000S e o 4x4. Esta versão ficou conhecida como Mark II embora não apareça na denominação. No ano seguinte com surge a versão Panda Young e uma versão limitada do Panda 4x4 denomidada Sisley e os motores "FIRE" sofreram novos melhoramentos com novos injectores e um conversor catalítico.

Segunda Geração(2003-Presente)A nova geração com o nome de codigo Model 169, estava originalmente para se chamar "Gingo", mas como o nome era muito semelhante ao Renault Twingo a Fiat decidiu continuar a série Panda no final de 2003.
EvoluçãoSucessor do Fiat Seicento, o novo Panda acabou por efectivamente substituir o antigo Panda depois de 23 anos, enquanto o Seicento ainda popular continuou em produção. Desde Setembro de 2005 todos os Pandas vêm equipados com control de estabilidade, ABS, EBD e pelo menos dois airbags frontais. Em cinco de Setembro de 2007 foi produzido o Panda nº1,000,000, um Panda 4x4 Climbing Vermelho.

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